A história da Tatuagem


Tatuagem, ou dermopigmentação ( dermo = pele pigmentação = colorir ) é a arte de colorir a pele através da introdução por meio de agulhas pigmentações de cores variadas ou únicas de maneira a formar um desenho sob a pele.

Técnicamente um simples pontinho artificial pigmentado na pele pode ser chamado de tatuagem.

A palavra tatuagem tem origem no Francês, Tatouage.
Tatuagem em Inglês é Tattoo, que possui oringem nas linguas Polinésias (Taitiano) e deriva de Tatau.
O pai do termo Tattoo foi o Capitão James Cook, que originalmente escreveu em seu diário o temo como Tattow, que vinha a ser o som feito durante a execução da tatuagem feita pelos nativos da Polinésia que utilizavam ossos bem fininhos como agulhas e um martelinho para auxiliar na penetração da tinta na pele.
Além da tatuagem, James Cook trouxe da Polinésia o Surf.

A história da tatuagem é velha como o mundo. Iniciou-se cerca de 3500 anos atrás como forma de identificar membros de uma mesma sociedade tribal, para marcar fatos da vida como nascimento, puberdade, reprodução e desencarne.
Servia também para destacar uma posição social. Rei, guerreiro, curandeiro, sacerdote, prisioneiro e etc.

Na época em que os cristãos eram perseguidos pelos governos pagãos e tinham que se esconder nas catacumbas para poderem orar ao Jesus , as tatuagens serviam para eles se identificarem, através de desenhos de cruzes, as letras IHS, o peixe, as letras gregas.

Em 1879 a inglaterra passou a utilizar a tatuagem para identificar prisioneiros.
O regime nazista de Adolf Hitler , costumava tatuar os Judeus nos campos de concentração. Eram números de Série localizados no antebraço

A introdução da tatuagem moderna no Brasil se deu por volta de 1959, trazida pelo Dinamarques Knud Harld Likke Gregersen, mais conhecido como Lucky Tatto, ou Mr. Tattoo.
Lucky instalou seu estúdio de tatuagem nas redondezas do cais de Santos, que era um local boêmio e de vasta circulação de prostitutas.
Em 1975, o jornal o Globo o considerou Lucky como o único tatuador profissional de toda a América Latina.

Apesar de sua história marcada pelo preconceito absurdo do rótulo marginal, a tatuagem nos dias modernos finalmente perdeu o significado negativo e anti-social
Hoje é uma arte que exprime através da beleza de suas cores toda uma sorte positiva de valores, recheados de significados pessoais, deixando enfim seu lado marginal para entrar na linha da estética.

Pode-se dizer que a tatuagem se tornou no século XXI uma paixão mundial. É difícil ver jovens sem uma tatuagem ornamentando seu corpo.

Mas nunca é demais lembrar que a técnica da dermopigmentação precisa ser executada por profissionais experiêntes, cujo alvará da vigilância sanitária esteja em dia. Afinal é necessário se ter material de qualidade e devidamente descartável e esterelizado, evitando-se assim posteriores infecções ou mesmo descolorações.